O conceito de hoje não é novidade para a maioria dos utilizadores, pois ninguém gosta de esperar por ter o PC/Laptop pronto a trabalhar.
Pessoalmente, mais que 1.30 min já é demais no arranque da máquina.
Podemos, claro está desabilitar programas que arrancam automaticamente de cada vez que o SO inicia, para isso basta ir á linha de comandos e escrever msconfig.
Aparecerá uma janela deste tipo:
É uma ótima ferramenta mas dá pouca informação sobre o que é o que e a segurança que poderá trazer se for desabilitado o processo.Recomendado apenas a quem sabe o que faz ( e mesmo assim asneiras podem ocorrer).
Então…. como saber detalhes globais do arranque, processos que arrancam, processos essenciais, tempo total de arranque do SO?
A resposta que encontrei chama-se SOLUTO e faz tudo o que mencionei acima e ainda ‘aconselha’ e mostra o que a comunidade escolhei consoante o processo ( se disponível descrição).
A ferramenta é bastante simples, basta instalar e no primeiro arranque do mesmo irá fazer um inventário dos processos. Após terminada a ação aparecerá um ecrã como este:
A verde os processos passiveis de acção: DELAY – atrasa o arranque dos mesmo até que todos os serviços essenciais estejam carregados e o sistema +/- ocioso, PAUSE – desabilita o arranque automático e apenas permite que o processo inicie a pedido do utilizador (executar o programa).
Quase todos os processos trazem discrição.
A laranja, potenciais candidatos a serem removidos, mas que pressupõem mais cautela, pois podem bloquear serviços importantes ( se dependerem do mesmo). As acções disponíveis são as mesmas.
A cinzento, os processos que não conseguirá mexer pois são todos necessários para o sistema.
Em cima de cada bloco poderá reparar que tem o numero de aplicações e o tempo total que cada bloco consome no arranque e todos os itens têm o seu tempo individual, pelo que poderá ver quais os que desperdiçam tempo.
Após as configurações dos atrasos e ‘Pause’ dos processos o esquema apresentará o seguinte detalhe:
Uma nova barra azul é adicionada e nela estão todos os processos que sofreram alteração no arranque, também possuem detalhe e informação já que os processos apenas sofreram alteração na execução.
Poderá ainda ver o histórico dos tempos de arranque clicando no segundo ícone em baixo do lado esquerdo.
Se for recente a instalação não irá apresentar detalhe( dê mais uns dias para ele recolher dados):
Na forma normal , será algo do tipo:
É uma ferramenta muito boa que permite afinar o arranque e reduzir o tempo que demora o computador a estar pronto para trabalhar.
Eventualmente poderá apresentar a seguinte imagem no arranque:
Que indica o tempo que o pc demorou no boot.
A ferramenta é freeware e de muito boa qualidade ( mesmo sendo um beta ainda). Conte com +6s de arranque que o soluto adiciona para si e não dá para remover, mas com as definições de outros programas, não terá algum problema com este extra.
Sem comentários:
Enviar um comentário