No mundo actual, onde a Internet é rainha das ligações e o centro de muitas pessoas há que questionar o bom e o mau desta nossa maneira de usar a rede.
Não entro em questões filosóficas e muito menos em discussões que é boa ou má, o que apenas depende do uso que se lhe dá.
Mas a minha reflexão prende-se à importância que muitos dão à sua vida virtual e como isso lhes alimenta o espirito e comanda o modo de vida.
Vejamos, nos primórdios da Internet e anterior a isso, o Ego era alimentado por pessoas físicas, por contacto e acções visíveis pelo circulo próximo de pessoas, o que levava que o Ego seja alimentado ou destruído por conhecimento do individuo. A reputação que alguém detinha dependia sempre do conhecimento e novos indivíduos avaliavam por conhecimentos de terceiros e pela apreciação do individuo. A construção dependia do individuo e pouco podia fugir da realidade o que levava a uma cuidado constante.
Hoje a realidade é diferente. O Ego do individuo é alimentado pelo número de pessoas que 'conhece' virtualmente e é esse número de individuos que 'conhece' que o torna mais ou menos popular no seu circulo proximo.
Esta situação gera uma fome voraz no Ego, e leva a que constantemente alimente o seu Ego na rede, o que gera uma dependência sem igual da Internet e de pensamentos de outras pessoas que nos avaliam, pelo que escrevemos (ou não) e pelo que aparentemos ser.... mesmo que esteja longe da realidade física. Torna-se mais evidente nas redes sociais, onde o anseio constante de ler novos comentários e comentar outros, ter novos 'amigos' e ser o mais popular é um patamar a alcançar a todo o custo. O preço paga-se na realidade, e o desvio na percepção do mundo.
O tempo de lazer é gasto com a Internet (em coisas fúteis), o tempo de trabalho/emprego é gasto na Internet (em coisas fúteis).
As redes sociais são boas, não quero com este texto denegrir ou espalhar uma mensagem do mal, longe disso. Deixo apenas uma reflexão sobre o apetite voraz do EGO do individuo e a forma mais rápida e mais enganadora de o alimentar, levando a uma realidade menos ajustada ao mundo.
Pensem nisso.....
Redes Sociais sao os supermercados do EGO
ResponderEliminar